CAFÉ DE IDEIAS - JOSÉLIA ELIETE LONGATTO FUIDIO

1745937164_07_Jos_lia.jpg
Mauro Nunes Jr. teve o prazer de receber sua colega de serviço público; Josélia Eliete Longatto Fuidio. Neste Café de Ideias especial “MULHERES, PROFISSÕES E NEGÓCIOS”, Jô pôde compartilhar um pouco de sua trajetória profissional como professora e Secretária de Educação de Mogi Mirim.

Josélia Eliete Longatto Fuidio, mais conhecida como Jô, nasceu no dia 29 de julho de 1960, na cidade de Mogi Mirim. Filha de Dulce Dovigo e Antonio Longatto Sobrinho, Jô é esposa de Marcelo Fuidio, mãe de Sarah Longatto Fuidio e avó de Cecília Longatto Brito. Sua história é marcada pela dedicação à Educação, uma área que sempre foi sua paixão desde a juventude.

Formada em Geografia pela PUCCAMP e em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada, Jô não parou por aí: também possui pós-graduação em Segurança Alimentar e Nutricional pela Universidad de San Carlos, na Guatemala, e mestrado em Educação pela Universidad de León. Essas qualificações refletem sua busca constante por conhecimento e pelo aprimoramento profissional.

Desde muito jovem, Jô se interessou pelas áreas de humanas e Educação, e foi essa afinidade que a levou a escolher sua profissão. Sua mãe, Dulce, sempre foi uma grande fonte de inspiração para ela. Mesmo com pouca escolaridade, Dulce era, para Jô, uma verdadeira educadora para a vida. Essa referência, que transmitiu à filha a importância do aprendizado e do conhecimento como transformadores de vidas, foi um pilar na formação de Jô como educadora.

Ao longo de sua trajetória profissional, Jô acumulou vasta experiência como 7 anos no Japão como diretora de escola e 8 anos de trabalho educacional na América Central, em três países. Hoje, ocupa o cargo de Secretária de Educação de Mogi Mirim e esta posição é o reflexo do trabalho árduo e da dedicação de Jô à formação e ao desenvolvimento educacional da sua comunidade.