CAFÉ DE IDEIAS - EVERTON BOMBARDA
TEMA: O esporte como ferramenta de transformação social

1737982085_CAF__MM_01.jpg
A primeira edição do Projeto “Café de Ideias” aconteceu neste sábado, 13 de janeiro, na padaria JK Pane. O convidado escolhido por Mauro Nunes para enobrecer este primeiro encontro foi o amigo Everton Bombarda.
 
Bombarda, como é mais conhecido, nasceu na cidade de Mogi Mirim em 12 de julho de 1977. Filho de Orivaldo Bombarda e Dona Clarice, Bombarda foi incentivado desde muito cedo a participar do mundo esportivo. Seu pai, grande amante do futebol, sempre o levava para os jogos do Tucurense, time que tempos mais tarde marcaria a decisão de sua vida profissional.
Formado em Educação Física pela UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), Bombarda atua hoje como professor da rede municipal de ensino. No entanto o futebol e, principalmente o Tucurense, sempre esteve presente em sua vida e após anos de envolvimento, Bombarda se tornou técnico do time no ano de 1999, cargo que ocupa até os dias atuais. Pela sua popularidade neste meio, Bombarda foi convidado para se juntar ao time do programa “Arquibancada 99” na Rádio Nova Onda. O programa vai ao ar de segunda à sexta das 18 às 20h e comenta os principais temas e acontecimentos do mundo esportivo.
Além disso, Bombarda coordena dois projetos sociais com o objetivo de descentralizar o esporte na cidade. Por ter sua vida transformada através do futebol, ele visa oferecer esta mesma oportunidade à mais crianças de sua comunidade. Os projetos são realizados no Distrito de Martin Francisco e no Jardim Planalto com o intuito de levar a estrutura necessária às crianças dessa localidade sem que elas precisem de deslocar para ter acesso ao esporte.
Por fim, o assunto principal do encontro entre Maurinho e Bombarda foi a importância do esporte como recreação e instrumento educacional, gerando disciplina, responsabilidade, caráter e agregando dignidade, arte e cultura na vida de crianças e adolescentes. Para Mauro, é uma grande alegria abrir este projeto e, ao mesmo tempo, poder reconhecer o trabalho que Bombarda realiza em nossa Mogi Mirim.