O convidado desta semana para o projeto “Café de Ideias” foi Paulo Roberto Tristão. Mauro Nunes Jr. recebeu o amigo, engenheiro civil e colega de trabalho para um bate-papo na Padaria 13, no centro de Mogi Mirim.
Tristão, como é mais conhecido, nasceu no dia 15 de outubro de 1959, em São José do Rio Pardo, filho de Thereza Bento Tristão e José Tristão. Logo no ano de 1961, seus pais se mudaram para Mogi Mirim e aqui ele estudou, fez seus amigos e formou sua família e, por isso, se considera um mogimiriano.
Formado em Engenharia Civil, Tristão iniciou seus estudos na Faculdade de Engenharia de Itajubá – MG e concluiu a graduação na Universidade de São Francisco em Itatiba. Posteriormente, concluiu sua pós-graduação em Laudos e Perícias. Além disso, Tristão também é Técnico em Eletrônica pela FEG Mogi Guaçu por influência dos anos em que trabalhou na Rádio Cultura de Mogi Mirim, período muito importante na sua formação. Ele também já exerceu a função de professor de física e matemática.
Tristão é atuante nas Associações e no Conselho de Engenharia e, hoje, ocupa o cargo de Secretário de Obras e Habitação Popular e tem sua própria empresa de consultoria. Em seu cargo, ele se sente realizado por poder atender as famílias de Mogi Mirim através de uma parceria público-privada de construção de casas para locação popular.
Além disso, Tristão é um entusiasta dos estudos e da arte. Ele faz parte de um grupo chamado “Núcleo de Escritores”, que publicou o livro de contos e poesias “Arco-Íris”; e também tem um programa junto com seus amigos Benegas e Odinovaldo chamado “Músicas e Reflexões”, transmitido pela anossaradio.com.br.
Sempre em busca de evolução e movimento, sua paixão pelos estudo e por filosofia levou Tristão a cursar uma pós-graduação em Filosofia e Ética em Política, e um curso de especialização em Ciências Políticas pela USP. A prática de sua religião tem um espaço garantido na sua agenda, ele é Espírita. Já no esporte, Tristão é praticante de Caratê e não abre mão de seus treinos pois, como ele lembra, “Mente sã, corpo são”.