CAFÉ DE IDEIAS - RICARDO PICCOLOMINI DE AZEVEDO
TEMA: Jornal "A Comarca": Um compromisso de gerações

1737983214_CAF__MM_08.jpg
Neste sábado (24), Mauro Nunes Jr recebeu Ricardo Piccolomini de Azevedo para mais um “Café de Ideias”.
 
Ricardo nasceu na cidade de Campinas em 29 de julho de 1953, filho de Arthur de Azevedo e Maria Conceição Piccolomini de Azevedo. Casado com Maria do Carmo Santos de Azevedo, é pai de Ricardo e Renato e avô de Ana Beatriz.
Seu pai, Arthur de Azevedo, um grande jornalista de Mogi Mirim, tinha um grande desejo de que o filho cursasse direito e seguisse a carreira como advogado ou juiz. Assim, Ricardo cursou direito na Mackenzie de 1971 a 1973 e na PUC Campinas de 1974 a 1977, mas sempre atuando no Jornal “A Comarca”, junto a seu pai.
Durante esse período, Ricardo foi estagiário no Ministério Público de Mogi Guaçu em 1976 e de Mogi Mirim entre 1976 e 1977. Entre 1997 e 2000 foi Juiz Classista na Justiça do Trabalho em Mogi Mirim. Em 2000 recebeu seu registro na Ordem do Advogados do Brasil. Além disso, é Conciliador no Cejusc há 12 anos em Mogi Guaçu.
Ricardo foi redator de esportes do jornal “A Comarca”, realizou a cobertura jornalística da Câmara Municipal de Mogi Mirim e ocupou o cargo de diretor do jornal de 1982 a 2016, prosseguindo o trabalho que sua família já realizava há gerações; desde seu avô Francisco Piccolomini, passando por seu pai Arthur Azevedo.
Sempre buscou manter o compromisso da família com a informação e a verdade,  e deu voz à população com o Plantão Eletrônico. A participação de Maria do Carmo, mulher de Ricardo, sempre foi um importante esteio dentro do jornal sem o qual nada seria possível.
Em 2008 recebeu o título de Cidadão Mogimiriano o que representa a importância dele e de seu trabalho para nossa comunidade. Por isso, este “Café de Ideias” é uma singela homenagem a este homem que fez e faz a diferença em Mogi Mirim.