Notícias

09/07/25 - Mogi Mirim recebe carretas de mamografia e capacitação para mulheres
A iniciativa, que funcionará até o dia 19 de julho, traz serviços gratuitos e amplia o acesso a cuidados essenciais para a população feminina da cidade

1752075467_Carreta_mamografia.jpeg
A secretária de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, Valéria Bolsonaro, também esteve presente no evento (Fonte: Secretaria de Saúde de Mogi Mirim)
 
 
Com serviços gratuitos de saúde, capacitação profissional, e assistência jurídica, o programa “SP Por Todas” começou nesta segunda-feira (7) em Mogi Mirim. A ação foi implantada pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher e seguirá até o dia 19 de julho no Espaço Cidadão.
 
Durante os 13 dias de atendimento, mulheres entre 50 e 69 anos poderão realizar o exame apresentando apenas o cartão do SUS e o RG. Já aquelas com idades entre 35 e 49 anos, ou acima de 70, deverão levar também o pedido médico. A carreta tem capacidade para até 50 exames diários, e segundo o secretário de Saúde, Mauro Nunes Jr., a expectativa é atingir cerca de 500 mulheres do município.
 
As triagens serão feitas diretamente nas carretas, com apoio das Unidades Básicas de Saúde. “Se a paciente for até a carreta, ela será acolhida e passará por uma triagem no local. Caso procure a UBS, a própria equipe de enfermagem poderá prescrever a mamografia”, explica Nunes.
 
Além da saúde, a ação também foca na autonomia financeira das mulheres. Serão oferecidos cursos gratuitos em parceria com Sebrae e Senar, com temas como "Instagram para Negócios", "Fluxo de Caixa/Saiba Para Onde Seu Dinheiro Vai", "Saúde Mental" e "Seja a direção do seu futuro". Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
 
Para o secretário, o cuidado com a saúde feminina deve considerar todas as dimensões da vida da mulher. “A saúde da mulher não se limita apenas aos aspectos biológicos, mas também envolve questões sociais, culturais e ambientais que afetam a saúde e o bem-estar feminino. É fundamental que a atenção à saúde da mulher seja integral, considerando suas necessidades específicas em cada fase da vida e promovendo a equidade de gênero no acesso aos serviços de saúde.”
 
Além dessa ação, a Secretaria de Saúde promete investir para ampliar o atendimento às mulheres em Mogi Mirim, com a contratação de mais ginecologistas e a criação de um local no CEM (Centro de Especialidades Médicas) específico para o atendimento às mulheres.
 
“O espaço contará com ultrassom, mamografia, médicos atendendo, controle de natalidade e tudo mais. Estamos viabilizando isso com verbas e recursos de deputados, tanto na compra de material, mobiliário, equipamentos, quanto em recursos para construção”, conclui Mauro Nunes Jr.