13/06/25 - Menina atendida na Santa Casa se recupera após quadro grave e agradece equipe
Criança de apenas 5 anos teve uma grave crise asmática e teve que ser transferida para o HC da Unicamp

A pequena Sofia trouxe um cartaz com uma mensagem agradecendo a equipe médica e de enfermagem que cuidou dela (Foto: Portal da Cidade Mogi Mirim)
Na manhã do dia 27 de maio, uma criança de 5 anos deu entrada na Santa Casa de Mogi Mirim com um quadro preocupante. Sofia Mariano da Silva estava com uma grave crise asmática e foi internada com urgência.
A paciente chegou ao hospital por volta das 6h30 com o índice de oxigenação de apenas 64% - o ideal é acima de 95%. Prontamente a equipe estabilizou o estado da paciente ao realizar uma ventilação mecânica, mas por conta da gravidade do quadro, ela foi transferida para o HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp, referência na região em atendimentos pediátricos.
Após 14 dias de internação, Sofia conseguiu se recuperar e teve alta, e na última segunda-feira (9) retornou à Santa Casa de Mogi Mirim para agradecer à equipe que atuou quando esteve internada. Durante a visita ela chamou os médicos e enfermeiros de “anjos”, demonstrando gratidão pelo acolhimento e cuidados em um momento tão grave.
O secretário municipal de Saúde, Mauro Nunes Júnior, destacou a dedicação da equipe do PSC (Pronto Socorro Central), e afirmou: “Sofremos críticas todos os dias, mas são poucos os que realmente lutam para que vidas como a da Sofia sejam salvas diariamente. É isso o que realmente importa”.
Ao lembrar do caso, Mauro afirma o quão tocante é presenciar histórias como essa; “O impacto emocional é muito grande. Você receber uma pessoa que está quase indo embora, ainda por cima criança, e ver ela se recuperar e em seguida agradecer o tratamento que recebeu chega a ser bastante emocionante”.
Em casos como o da Sofia, uma resposta rápida é essencial para um bom atendimento e para salvar vidas, e o futuro da Santa Casa é promissor com reformas e ampliações, como afirma o secretário. “Nós vamos ampliar a neonatal, reformar toda a parte da pediatria e maternidade”, e conclui dizendo que seguirá o padrão já estabelecido pela gestão, com portas de vidro e acesso diferenciado.